domingo, 21 de abril de 2024

ESPIRITUALIDADE

 

A primeira resposta de Deus à nossa oração está transformando nosso coração

Philip Kosloski – publicado em 20/04/24

Sempre que oramos e pedimos algo a Deus, a sua primeira resposta é sempre moldar o nosso coração para mais perto do seu coração.

Às vezes pode ser difícil ver o fruto das nossas orações, especialmente quando tentamos orar fielmente todos os dias da nossa vida.

Nossas orações persistentes provavelmente nunca testemunharão uma resposta física de Deus, por meio da qual ele fale conosco verbalmente ou cure alguém milagrosamente diante de nossos olhos.

Na maioria das vezes a resposta de Deus é invisível, e pode levar vários anos para percebermos a obra oculta que ele realizou.

Catecismo da Igreja Católica salienta que a nossa confiança em Deus deve ser reforçada pela vida de Jesus:

A revelação da oração na economia da salvação ensina-nos que a fé repousa na ação de Deus na história. A nossa confiança filial é acesa pelo seu acto supremo: a Paixão e Ressurreição do seu Filho. A oração cristã é cooperação com a sua providência, o seu plano de amor pelos homens.

CCC 2738

Se alguma vez começarmos a perder a fé e a confiança em Deus, devemos lembrar-nos do amoroso sacrifício de Jesus na cruz.

Transformação do coração

Além disso, precisamos nos lembrar que a primeira resposta de Deus às nossas orações é sempre transformar o nosso coração:

Para São Paulo, esta confiança é ousada, fundada na oração do Espírito em nós e no amor fiel do Pai que nos deu o seu Filho único. A transformação do coração que ora é a primeira resposta à nossa petição.

CCC 2739

Deus quer que nosso coração seja mais parecido com o dele e, para que isso aconteça, talvez precisemos passar por anos e anos de perseverança paciente.

Pode ser difícil ser paciente no mundo moderno, onde tudo está disponível com o apertar de um botão. Às vezes, nosso coração precisa se ajustar ao tempo de Deus e não aos nossos próprios desejos terrenos.

Uma oração que pode ser útil para orarmos todos os dias é o seguinte versículo e resposta.

V. Jesus, manso e humilde de coração
R. Faz com que os nossos corações sejam semelhantes aos teus

Há também outra oração que leva a uma “troca de coração”.

Ó Coração Santíssimo de Jesus, fonte de todas as bênçãos,
eu te adoro, te amo e com viva dor pelos meus pecados.
Ofereço-te este meu pobre coração.
Faça-me humilde, paciente, puro e totalmente obediente à sua vontade.
Concede-me, bom Jesus, que eu viva em ti e para ti.
Proteja-me em meio ao perigo; consola-me nas minhas aflições;
dê-me saúde corporal, assistência em minhas necessidades temporais,
suas bênçãos sobre tudo o que faço e a graça de uma morte santa.
Dentro do seu coração coloco todos os meus cuidados.
Em cada necessidade, deixe-me ir até você com humilde confiança, dizendo:
Coração de Jesus, ajuda-me.
Amém.

Acima de tudo, precisamos reconhecer que mesmo quando não conseguimos ver o fruto da nossa oração, Deus está trabalhando nos bastidores do nosso coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário